Koru Pilates

Benefícios do Pilates no esporte

20/09/2014

A cada dia que passa o número de atletas praticantes do método pilates vem crescendo. Todas as modalidades esportivas podem apresentar benefícios com os exercícios, já que de maneira geral o Pilates visa à melhora do condicionamento do atleta, ao mesmo tempo a prevenção de lesões e ou até mesmo a recuperação das mesmas.

A melhora do condicionamento físico desejada por todos os atletas se dá devido à melhora da eficiência do movimento. Um movimento é mais eficiente quando realizado de forma correta e harmônico como é gerado pelo pilates, pois produz um menor desgaste físico do aluno, fazendo com que este possa manter ou melhorar sua performance em sua modalidade esportiva aumentando assim a sua potência e resistência muscular, além de trabalhar associado á respiração e de trabalhar de forma global e com exercícios funcionais.

Já que estamos falando em atletas, vale à pena salientar que o pilates tem grande importância no tratamento e recuperação de lesões, pois trabalhamos com exercícios que proporcionam movimentos fisiológicos (movimentos naturais do corpo humano) e que através do fortalecimento e alongamento muscular geramos um equilíbrio na área da lesão, melhorando dessa maneira as dores, os movimentos compensatórios e restabelecendo os movimentos normais da articulação ou da parte lesionada, mantendo a musculatura das outras regiões íntegras, o que proporciona o retorno do atleta as suas atividades esportivas o mais rápido possível.

Porém melhor do que se recuperar de uma lesão de forma rápida e eficiente é poder evitá-la. A prevenção de lesões, as quais podem ser geradas por movimentos repetitivos, excesso de treinamento, fadiga muscular (cansaço da musculatura) ou por traumas gerados durante a atividade, podem ser diminuídos com as aulas.

Pois o Pilates é muito utilizado para corrigir os movimentos errados e compensatórios responsáveis pela maioria das lesões, fortalecendo de forma global o corpo humano, quando necessário alongando e fortalecendo buscando o mais próximo do equilíbrio, e aliado à melhora da propriocepção (que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais) melhora da flexibilidade criam um equilíbrio muscular aumentando a resistência muscular evitando e prevenindo dessa forma o risco de novas lesões ou a reincidência das mesmas.

MATÉRIA PUBLICADA PELO SITE SAÚDE PILATES

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *