Koru Pilates

Pilates para Gestantes

30/09/2015

Todos nós sabemos a importância de praticar exercícios físicos regularmente. Durante a fase da gestação é muito importante que a mulher mantenha hábitos saudáveis, e a atividade física entra nessa fase.

SAM_0853-11Se a mulher já praticava exercícios como o Pilates, e está tudo bem com o bebê, a futura mamãe não precisa parar suas atividades físicas.

A técnica do Pilates é muito interessante por que ela pode ser adaptada a cada trimestre da gestação. No 1º trimestre sabemos que existe o risco do aborto, e que a mãe precisa trabalhar os músculos do abdômen de uma forma consciente e segura. No 2º trimestre é o momento em que a mulher está mais animada. Os enjôos e o cansaço que estava presente no inicio da gestação diminuíram ou sumiram totalmente. Neste momento podemos aproveitar para trabalhar o fortalecimento, alongamento e trabalhar a consciência corporal para as mudanças que estão acontecendo, principalmente a mudança do centro de gravidade. Com o desenvolvimento do bebê, o peso do abdômen faz com que ocorra um deslocamento do centro de gravidade, causando as dores nas costas por causa da hiper extensão da lombar. No 3º trimestre, voltamos a trabalhar com cautela, preparando a futura mamãe para o parto, e mobilizando a coluna para aliviar as dores recorrentes.

O Pilates nos permite trabalhar durante toda a gestação sem causar riscos para mãe e o seu bebê. Ele ajuda a trabalhar a reabilitação postural e o equilíbrio, alonga toda a cadeia muscular e também aumenta a força e a resistência muscular. Nas gestantes, além dos benefícios normais, há também o enfoque em exercícios para o períneo e para a conscientização corporal. Também auxilia nas dores no final da gestação e ajuda durante o trabalho de parto. Tanto na hora de empurrar o bebê pelo canal da vagina, quanto no preparo físico para agüentar um trabalho de parto mais longo.

Qualquer pratica de exercício físico é necessária à liberação do obstetra, e durante o período da gestação ter o acompanhamento do obstetra.

Marque uma aula experimental – Contato: korupilatesbr@gmail.com / 3031-9291

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *