Koru Pilates

Pilates x Corridas com Obstáculos

20/01/2016

Hoje fiquei pensando em algum tema para escrever. Logo pensei em Pilates e corrida. Está dupla eu conheço bem. Para quem não sabe, trabalhei com treinamento de corrida, em uma assessoria durante 7 anos, quando abri o meu próprio Studio de Pilates parei com os treinamentos. Durante este tempo consegui despertar a vontade de correr no meu marido, onde fizemos algumas provas juntos. Hoje não corro mais, mas o meu marido continua correndo e agora a paixão dele é outra, a corrida com obstáculos – “BRAVUS”.

Corrida de Obstáculos

O Pilates é indicado para complementar os treinos de um corredor. A principal ênfase do método Pilates é o fortalecimento do centro de força “Power House”, proporcionando uma melhora na postura, no controle sobre a mecânica da corrida, na execução dos movimentos, o que leva à economia energética durante a atividade, promovendo desta forma, uma boa recuperação no pós-treino.

Já em uma corrida com obstáculos, o que pensar sobre esta nova modalidade que a cada dia cresce mais! Durante a prova o atleta tem o seu corpo exigido das mais variadas formas. Nesse tipo de atividade cada barreira exige do seu metabolismo algo diferente, o que faz com que ele seja quebrado várias vezes durante o percurso. Por conta disso, é importante que você esteja com a resistência aeróbia em dia. Com treinos longos, de ritmo ou intervalados, os quais fazem com que o seu corpo se acostume com a máxima exigência e com os diferentes tipos de estímulos. Pensando na parte muscular, podemos contar com o método Pilates, que ajudará na melhora do desempenho esportivo, assim como auxiliará no ganho de flexibilidade, reduz a fadiga muscular (tão comum na corrida de obstáculos), aumenta a resistência, o tônus e a força muscular, além de melhorar a capacidade respiratória e a coordenação motora.
Outros benefícios: o Pilates é indicado para estabilizar as articulações e ainda é opção para quem quer fugir da academia. Também é um jeito de estimular as regiões que mais precisam de fortalecimento para a corrida de obstáculos, como o abdômen, costas, glúteos, quadris e coxas, regiões do corpo responsáveis por impulsionar o atleta durante a prova.
Isso acontece porque o Pilates é um método que trabalha a tonificação do corpo em conjunto com a respiração. E os exercícios são feitos com poucas repetições, priorizando a qualidade do movimento, sem cargas excessivas.
E tem mais uma vantagem, o Pilates trabalha o Corpo e a Mente, para os apaixonados por esta modalidade, a cada obstáculo, a cada dificuldade é preciso lidar com os medos, com a mente! De nada adianta estar com o físico perfeito se você não souber lidar com a mente. Na hora de pular muros, escalar, carregar pedras, rastejar na lama, ter de mergulhar em um tanque com água congelante ou pular fogo se a sua cabeça não estiver preparada!

Mirian Silva Fiel Gugliotti

Instrutora que atua há mais de 13 anos com Pilates e Corrida. Conduz suas aulas no Studio Koru Pilates.

Share Button

One Response

  1. […] E é nesse momento que nós, defensores da técnica, precisamos agir de modo que ensine essas pessoas que o pensamento delas acerca do que é o Pilates é/ está ERRÔNEO! Pilates para homens é muito importante sim! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *